10 de nov. de 2007

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

PROBIÓTICOS: São organismos vivos que quando ingeridos em determinado número exercem efeitos benéficos para a saúde.
Eles são encontrados em leites fermentados, iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

CARACTERÍSTICAS: são habitantes normais do intestino; reproduzem-se rapidamente; produzemsubstancias antimicrobianas; resistirem entre o tempo de fabricação,comercialização e ingestão do produto; devem chegar ao intestino ainda vivos

EFEITOS FISIOLÓGICOS: Equilíbrio bacteriano; controle do colesterol; controle da diarréia; redução do risco de desenvolver câncer; ativação da imunidade humoral e celular; aumento da digestibilidade da lactose; ação antiinflamatória.


PREBIÓTICOS: são alguns tipos de fibras alimentares (carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo)

FUNÇÕES: manutenção da flora intestinal; contribui com a consistência normal das fezes; favorece a diminuição do colesterol e triglicerídeos totais no sangue; possui efeito bifidogênico (estimulam o crescimento de bactérias que suprimem a atividade de outras bactérias que que podem formar substâncias tóxicas – putrefativas-).

FONTES: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Da hidrólise da inulina obtêm-se os FOS. Os frutooligosacarídeos são encontrados em alimentos de origem vegetal (cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja). A inulina (polímero de glicose) é extraída principalmente da raiz da chicória.

Nenhum comentário: