É qualquer molécula que tenha um número ímpar de elétrons na sua órbita.
Isso porque os elétrons andam em pares (casais). Quando o elétron fica sozinho (sem par) ele se junta a outras moléculas, inclusive com o oxigênio. Os Radicais Livres são os responsáveis por danificar células sadias do nosso corpo, causando por exemplo envelhecimento celular, câncer...
Eles são produzidos pelas próprias células, a queima de oxigênio utilizada para converter os nutrientes dos alimentos em energia.
As fontes de radicais livres podem ser:
ENDÓGENAS: pelos processos metabólicos. Sim! Por exemplo, o oxigênio e o Ferro que tanto precisamos para viver acabam formando ao longo da vida Radicais Livres, responsável pelo nosso envelhecimento!
EXÓGENAS: poluição do meio ambiente, raios UV, cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, aditivos químicos, conservantes, hormônios contidos em carnes de ave e galinha, estresse, gordura saturada e outros.
Enfim com a perspectiva de um verão achei importante comentar sobre os radicais livres, em função da exposição solar. Com certeza ainda tem muita coisa para falar sobre isso, mas como o objetivo aqui é a informação, de forma informal e rápida fico por aqui!
Mas... como para tudo tem um jeito, ou no mínimo uma possibilidade de “redução de danos”, existem os “ANTIOXIDANTES”... Em breve comentarei sobre eles!!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário