28 de ago. de 2008

VINHO OU SUCO DE UVA???

Hoje se fala muito dos benefícios que o uma pequena porção de vinho traz a nossa saúde, através da prevenção de doenças como o câncer e doenças coronarianas isquêmicas. Isso de deve aos compostos fenólicos, sendo a uva, matéria-prima do vinho, a fruta com maiores fonte dos mesmos: flavonóides (antocianinas, flavanóis e flavonóis); estilbenos (resveratrol); ácidos fenólicos (derivados dos ácidos cinâmicos e benzóicos) e taninos (uma larga variedade).

Estudos colocam que a presença de etanol no vinho aumenta a absorção de fenólicos, no entanto, em sucos de uva ocorre atividade antioxidante similar à encontrada em vinhos tintos, sendo que o suco de uva contém mais compostos fenólicos glicosilados do que o vinho, o que aumenta a facilidade de absorção destes pelo organismo.

Outros estudos verificaram que o suco de uva foi duas vezes mais efetivo na diminuição do colesterol do que o vinho tinto e seu equivalente sem álcool e duas vezes mais eficiente que o vinho tinto com relação à inibição da aterosclerose. Comparando-se o vinho tinto e o vinho tinto sem álcool verificou-se que os efeitos benéficos das duas bebidas foram praticamente os mesmos, o que demonstra que o etanol não representa benefícios adicionais ao vinho.

Isso mostra que o consumo de suco de uva pode apresentar vantagem com relação ao vinho, já que a ausência de álcool permite que o suco seja consumido pela maioria das pessoas, inclusive crianças e pessoas portadoras de doenças como a hepatite. Além disso, o vinho pode conter substâncias, tais como uréia, metanol e aminas biogênicas, que quando consumidas indiscriminadamente podem causar efeitos tóxicos no organismo humano.

PARA SABER MAIS veja a fonte, clique AQUI.

E lembrete:

Bebida álcoólica e "barriga tanquinho" são incompatíveis, o vinho em excesso pode engordar e causar dependência. Pensem nisso, VINHO ou SUCO de UVA?!


2 comentários:

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Legal muito jóia!!!!
Adoro suco de uva!!!
Já tá adss!!
Beijoss!

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Feliz dia da Nutri!!!!!

Beijosss!!!