Mais uma navegada pela net, e, no site da Revista Saúde, eis o que encontro (dedicados aos chocólatras - categoria ao qual me enquadro...): "Coma chocolate todo o dia!", mas nao posso deixar de acrescentar: "com moderação"...
Bom, aí vai uma síntese da reportagem de Fábio de Oliveira | design Robson Quinafélix | fotos Gustavo Arrais (outubro de 2007):
O chocolate (amargo), conforme recentes descobertas científícas, protege o coração reduzindo de 86 para 68% os casos de hipertensão (pressão alta) , isso com apenas 6,3 g!!!
Para isso o recomenda-se quatro quadradinhos dos tabletes grandes “OU” 30 a 40 gramas por dia.
Reportagem ainda salienta: o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol. “
Pesquisas mostrar que o chocolate (amargo, novamente) ajuda a prevenir o diabete tipo 2 em animais, mas em humanos ainda está em estudo quanto as doses recomendadas.
Além disso, ainda ajuda a fortalecer as defesas do corpo (imunologia!), auxiliar no controle do apetite. E ainda pode cacau protege os neurônios dos efeitos dos radicais livres (vida mais longa com menos perdas cognitivas) e manter o humor em alta!
O mais interessante, é que o chocolate amargo ainda pode promover a saciedade (diminuir a fome), diminuindo o consumo de calorias diárias.
Também tem a diferenciação entre os chocolates, aproveito para colocar aqui também:
AMARGO: sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite (alérgicos a proteína do leite de vaca podem consumir. Mesmo assim vale sempre conferir os ingredientes de cada marca, no rótulo!!!). 1 barra de 30 gramas =150 calorias.
AO LEITE (Alguns ingredientes): licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. 1 barra de 30gramas = 159 calorias.
BRANCO: mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Muitos não o consideram chocolate porque as sementes de cacau não estão na fórmula. São 164 calorias em 30 gramas.
Reportagem na íntegra: http://saude.abril.com.br/edicoes/0290/nutricao/conteudo_255259.shtml.
Até a próxima, espero que aproveitem, mas com moderação, viu?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário